MusicaisPelo Brasil

Historia do Funk ganha espetáculo musical

Não é de hoje que a batida do funk vem conquistando seu espaço, e aderindo a onda dos musicais, o espetáculo “Funk Brasil – 40 Anos de Baile”, que fez suas primeiras apresentações em 2013, volta à cena carioca para contar a historia desse ritmo de uma forma inédita e diferenciada.

Funk 40

Baseado no livro “Batidão – Uma História do Funk”, do jornalista Silvio Essinger, e regado a muita musica e dança, a trama começa pelo “Baile da Pesada” promovido pelo lendário disc-jockey Big Boy, passa pela transformação do ritmo – de Soul para Funk -, a incorporação da bateria eletrônica e as letras em português, e termina mostrando como o funk, que teve sua popularidade inicial apenas na periferia, tornou-se um gênero dominante em diversos cantos do pais, chegando a conquistar a Europa, e derrubando barreiras de classes sociais; Tudo claro, sem ignorar as polemicas que o envolvem.

Em cena, os atores Alex Gomes, Dérik Machado, Luiza Mayall, Marcelo Cavalcanti, Michelly Campos e Pedro Monteiro, dão vida a personalidades do gênero, como BigBoy, Gerson King Combo, Nirto, DJ Marlboro, Latino, Tati Quebra-Barraco, Claudinho e Buchecha, James Brown, Mr. Catra, Bonde do Tigrão, entre outros, em um passeio por quatro décadas de sucessos, que vão desde o surgimento do ritmo, nos bailes de black music no Renascença, na década de 70, a chegada às quadras das escola de samba, até os dias de hoje.

Funf 40 cenario

Com texto de Pedro Monteiro e João Bernardo Caldeira, e direção de Joana Lebreiro, o espetáculo realiza  no próximo sábado, dia 10, uma unica apresentação no Sesc Jacarepaguá.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!