BiografiaMusicaisPelo Brasil

“Dzi Croquettes em Bandália” é lembrado em enredo de escola de samba do RJ

ciro-barcelos_1
Ciro Barcelos, diretor da atual montagem de “Dzi Croquettes” em bandália

Após o bem sucedido retorno aos palcos, o espetáculo “Dzi Croquetes em bandália” fará parte do enredo “Pernambucópolis”, da escola de samba carioca Mocidade Independente de Padre Miguel. Neste ano, a agremiação homenageia Fernando Pinto, ex-carnavalesco da escola, que escreveu textos para apresentação do famoso grupo teatral na década de 1980. Os atores da atual formação dos “Dzi” estarão presentes em um dos carros alegóricos e durante o desfile apresentarão um dos números do musical.
Entre eles estará Ciro Barcelos, integrante da formação original do grupo e que, tanto na peça, como no desfile, entrará na avenida caracterizado como Carmem Miranda, ao lado de outros atores que representarão três figuras importantes do teatro de revista brasileiro: Virgínia Lane, Mara Rúbia e Brigite Blair.

Elenco atual de “Dzi Croquettes em bandália”

Sobre “Dzi Croquetes”

Originalmente, os “Dzi Croquetes” foram um grupo de 13 rapazes que criaram um espetáculo irreverente na década de 70, e literalmente debochavam da cultura e dos costumes da época, mas assim como outros espetáculos do período, foi censurado pelos agentes da Ditadura Militar. Aos poucos, os “Dzi” ganharam destaque internacional, se apresentando até mesmo em Paris, na França. Mais tarde, precisamente em 2009, a história do grupo virou um documentário, dirigido por Tatiana Issa e Raphael Alvarez.

Em 2012, Ciro Barcellos decidiu montar novamente o musical, um novo grupo foi formado, contando com outros dois integrantes do elenco antigo: Claudio Tovar, responsável pelos figurinos extravagantes (uma marca dos Dzi Croquettes) e Bayard Tonelli, que recita um poema de composição própria em uma participação especial no musical.
A trilha sonora também foi atualizada, 
além de composições próprias, Ciro combinou as performances com canções dos Mutantes, Titãs e Mamonas Assassinas. O espetáculo esteve em cartaz recentemente no Teatro Dulcina, no Rio de Janeiro, e agora se prepara para uma turnê pelo Brasil.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=1EN280Gr1cw]

Musical no Carnaval

Essa não é a primeira vez que o tema “teatro musical” desfila pelo sambódromo do Rio de Janeiro. Em 2012, a escola de samba São Clemente apresentou o enredo “Uma Aventura Musical na Sapucaí”, desenvolvido pelo carnavalesco Fabio Ricardo, fazendo menção a clássicos espetáculos como “Cats”, “A Bela e a Fera”, “My Fair Lady”, “A Noviça Rebelde”, “Cabaret” e “Ópera do Malandro”.

Ouça o samba-enredo aqui.

Carro Alegórico - São Clemente RJ
“Uma aventura musical na Sapucaí” – Carro Alegórico – São Clemente (Foto: Divulgação)

*Com informações de O Globo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Comente

Botão Voltar ao topo
Fechar