B!OffBiografiaEntrevistasExclusivoInfantilMusicaisPelo BrasilTV e Streaming

Mariana Caltabiano e as novidades de ‘Zuzubalândia’

Ela é publicitária, escritora, diretora e roteirista de desenhos animados, é fundadora da Mariana Caltabiano Criações e é também a criadora de personagens infantis marcantes, como a menina Garrafinha, Gui e Estopa, o cão Iguinho, e a charmosa abelha Zuzu, do reino de “Zuzubalândia”, conhecida desde 1997, e que está prestes a pousar em palco paulistano para estrear seu musical.

mariana-caltabiano-caricatura
Caricatura por Renan Lima (Foto: Divulgação)

Com um sobrenome muito conhecido no ramo automotivo, não é de carros que Mariana realmente entende e gosta, a paulistana que começou a trabalhar em 1991 como redatora publicitária na agência DM9, e que durante sua carreira na área recebeu prêmios em festivais nacionais e internacionais de propaganda (Anuário do Clube de Criação, NY Advertising Festival, Prêmio Colunistas), descobriu que queria mesmo era pilotar outro tipo de trabalho… Foi quando ela decidiu ir estudar cinema em Nova York, na NY Film Academy e School of Visual Arts, em 1995. Um ano depois, ela recebeu um convite para integrar a equipe de criação da Talent, e desde então nunca mais parou de criar e fazer arte.

9788585357771
Capa do Livro

Ao longo dos anos, Mariana foi canalizando seus trabalhos para o público infantil, e chegou a ser roteirista dos programas das apresentadoras Eliana e Angélica, mas seu primeiro grande contato com esse mundo foi como escritora, em 1997, ao lançar o livro “Jujubalândia”, que conta a história de um mundo feito de comida, onde seus personagens tem nomes de guloseimas e seu título faz clara menção às coloridas balas jujuba.

 

“Iniciei minha carreira como redatora publicitária. Trabalhei na DM9 e Talent durante cinco anos. Depois de uma temporada em NY estudando cinema, bastante influenciada pela cidade e suas atrações, comecei a me interessar pelo universo infantil. Nesse período escrevi o ‘Jujubalândia’, meu primeiro livro para crianças. Ele é inspirado num caderno de desenhos de quando eu era criança. Eu adorava desenhar um reino onde tudo era feito de comida. Já adulta, com vinte e poucos anos, comecei a pensar em quem poderia morar naquele universo e percebi que ali estava uma ideia que poderia render um livro”, conta.

home_zuzuPouco tempo depois, os “jotas” deram lugar aos “zês”, e a obra passou a se chamar “Zuzubalândia”, fazendo alusão ao nome da personagem principal Zuzu, uma charmosa abelha de olhos verdes, nariz cor-de-rosa e sapatos pretos, que é apaixonada pelo personagem Brigadeiro… E foi assim que surgiram os primeiros zunidos da história que dará origem ao próximo espetáculo musical da produtora MaestroBrazil.

A ideia foi abraçada por Julianne Daud e Fábio Gomes de Oliveira, produtores do musical “New York, New York”, que se encantaram pelo livro e também pelo programa, uma série que já foi apresentada em 120 episódios no canal SBT e agora, anos depois, voltou a ser exibida pela TV Rá-Tim-Bum. Para contar essa história, Mariana se inspirou em memórias reais de sua infância e deu vida aos divertidos moradores do apetitoso reino de “Zuzubalândia”: Brigadeiro, Pipoca, Maria Mole, Suspiro, Fast Food, Laricão, Sushiroco, Rei Apetite, Bruxa Anoréxica e a famosa Zuzu.

482571_421998364574731_837862166_n
Capa do DVD

Seus personagens caíram no gosto das crianças ao final dos anos 90, fizeram tanto sucesso que viraram trilha sonora de CD, DVD, estamparam diversos produtos licenciados e garantiram boas audiências matinais na TV aberta. Hoje, são conhecidos também através de um site de entretenimento ligado ao IG, e agora estão todos em ritmo de novidade, se preparando para sair das telas e conquistar os palcos do país. O doce conto de Mariana, que já teve uma montagem teatral a alguns anos atrás, vai ganhar uma nova versão, adaptada para o teatro musical, e cheia de detalhes que ela conta para o “A Broadway É Aqui!” com exclusividade

“A história é uma adaptação do livro Jujubalândia com a participação especial da Zuzu, ‘cantora, atriz, modelo e manequim do reino de Zuzubalândia’. Ela é uma abelha que se acha uma grande estrela, mas é muito desafinada. As músicas foram compostas pelo Binho Feffer e o Marcus Rocha. Eles fizeram um belo trabalho, que consegue agradar crianças e adultos. Vamos usar uma linguagem de bonecos na linha do espetáculo ‘Avenida Q’. Ou seja, os manipuladores aparecerão junto com os bonecos. A expectativa é de muita diversão para o elenco e para o público. Eu sempre quis fazer isso. Quando assisti ao ‘Avenida Q’, tive a certeza de que era possível e visualmente interessante”, detalha.

mariana-caltabiano-02
Mariana Caltabiano (Foto: Divulgação)

Cineasta, Mariana também vem exercendo sua profissão em paralelo a todos os seus outros projetos, por conta de sua empresa, MC Criações, ela tem seu próprio estúdio de animação, e já produziu os longas infantis “As Aventuras de Gui & Estopa” e “Brasil Animado”, o primeiro filme nacional em 3D. E quando perguntada sobre a adaptação de “Zuzubalândia” para os cinemas, que teve adiada a sua estreia prevista para o segundo semestre de 2012, ela explica:

“Por uma questão de custos, achei mais interessante passar o Musical na frente da animação. Ainda não temos novas previsões de data. A história da animação tem o reino da comida como pano de fundo, porém, gira mais em torno da Zuzu e da Bruxa Anoréxica. O roteiro é um pouco mais complexo que o do Musical. Aguardem!”.

O espetáculo que estreia em São Paulo no próximo semestre, viajará em temporada pelo país, passando também por Campinas, Santos, Ribeirão Preto e Vitória. Com roteiro e direção de Mariana Caltabiano, direção musical do maestro Fábio Gomes de Oliveira, e direção de produção de Julianne Daud, o musical que encerrou suas audições recentemente contará ainda com a coreografia de Cecília Simões, trilha sonora de Ruben Feffer, bonecos, adereços e figurinos por Marcos Lima, a apresentação e o patrocínio da Vivo, com o projeto “Vivo EnCena”, e a realização da MaestroBrazil.

971893_422000961241138_934757363_n

zuzubalandia0Conheça o site da turma de Zuzubalândia!

Mostrar mais

Grazy Pisacane

Jornalista Cultural e Assessora de Imprensa, especializada há 10 anos no mercado de teatro musical.

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!