B!OffBiografiaEntrevistasExclusivoInfantilMusicaisTV e Streaming

O novo rugido de Matheus Braga

385602_433770793325862_2089086064_n

Com apenas 10 anos de idade e um currículo invejável, Matheus Braga vem conquistando diversos olhares e destacando-se nos mais diversos palcos de São Paulo. Ele que já passou pelos tempos de Guerra do Vietnã em “Miss Saigon”, o reinado de Sião em “O Rei e Eu”, o lamento argentino com a perda de Evita Perón em “Evita” e pela pequena aldeia russa de Anatevka em “Um Violinista no Telhado”, se prepara agora para ser o pequeno Rei da Selva, em “O Rei Leão”… Ele será um dos Simba’s e conta especialmente para o “A Broadway é Aqui!” um pouco mais de sua vida e carreira.

Nascido em São Paulo, em 25/05/2002, Matheus Braga já coleciona uma série de experiências profissionais pra lá de especiais, o geminiano que faz jus ao seu signo, se mostrando curioso e divertido, passeia entre as mais diversas áreas artísticas, o que profissionalmente só confirma outra característica astrológica, dizem que pessoas de gêmeos se destacam em suas carreiras com alto grau de “variedade de informação” e é justamente isso que em seus sete anos de profissão ele já tem para oferecer.

Matheus no Editorial de Moda da Folha de São Paulo, seu primeiro trabalho. (Foto: Arquivo Pessoal)
Matheus no Editorial de Moda da Folha de São Paulo, seu primeiro trabalho. (Foto: Arquivo Pessoal)

Matheus encanta as lentes e as câmeras desde os 3 anos de idade, quando sinalizou para seus pais que era desenvolto o bastante para investirem em seu talento e com o apoio e incentivo deles, deu inicio a uma série de tentativas bem sucedidas. Começou como modelo, e seu primeiro teste foi um editorial de moda para o jornal Folha de São Paulo, em seguida despertou-se nele o lado ator, onde se destacou em desfiles, comerciais, catálogos e anúncios publicitários, ao todo mais de 400 propagandas com os mais diversos focos e para grandes marcas de renome no mercado como bancos, shoppings, telefonias, hipermercados, cosméticos, entre outras… E se não bastasse o talento descoberto, entre 4 a 5 anos de idade o pequeno Matheus percebeu também que queria soltar a voz e unir o canto a todo o resto. Daí em diante, os estudos se intensificaram, suas habilidades se aprimoraram e as oportunidades o abraçaram. Seu mais recente teste passou por um processo de seleção longo (aproximadamente 5 meses) e bastante concorrido, que exigiu de todos os candidatos muita dedicação e paciência, e o envolvimento com o personagem naturalmente ia acontecendo de acordo com as etapas de teste concluídas e conforme iam se saindo bem, sem dúvida precisavam se mostrar ainda mais comprometidos com todas as exigências necessárias, no caso dele, para dar vida ao pequeno leão mais famoso.

"Um Violinista no Telhado" (Foto: Divulgação)
“Um Violinista no Telhado” (Foto: Arquivo Pessoal)

Rumo ao seu 5º musical, Matheus estreou nos palcos em 2007, como o pequeno Tam, em “Miss Saigon”, através da indicação de uma agência ele fez o teste e foi aprovado, nascendo assim seus primeiros contatos com o mundo e as pessoas do teatro… E sobre essa sua experiência, que chega a ser maior que a de muitos atores com o dobro, até o triplo de sua idade, ele conta: O que eu gosto mais de fazer em musicais é atuar, dançar e cantar. Não tenho um musical preferido, todos tem uma história e foi feita uma história pra minha vida…”Em “Um Violinista no Telhado” (2012), seu personagem era quem dava nome ao clássico de Sholem Aleichem, e assim como o pequeno violinista, ele tem grande apreço pela música… Entre Matheus e ela, há uma grande sintonia que reflete em outro talento: tocar diversos instrumentos. “Faço aula de piano, violão, violino, flauta doce e percussão, mas também tiro de ouvido bateria, gaita, sanfona e etc…”.

Matheus Braga4
Fotos: Arquivo Pessoal

Em paralelo a tudo que vem acontecendo em sua carreira atualmente, o pequeno músico já está envolvido em um projeto futuro, seu 5º musical nem estreou e o 6º já vem sendo planejado… Com direção de Tullio Costa e Adriano Lima, a novidade se trata do musical infantil brasileiro, “Lua Cheia – O Galo Socorro”. Embora sem previsão de data para a estreia, a primeira leitura dramática já aconteceu e junto com Matheus, estiveram nomes de peso como: Beto Sargentelli, Jonathas Joba, Andreia Vitfer, Frederico Silveira, Rebeca Elts, Vicki Araujo, Anna Beatriz Jordão, Carlos Sanmartin, Caroline Nascimento e o autor, Tullio.

"Trovadores Mirins" (Foto: Arquivo Pessoal)
“Trovadores Mirins” (Foto: Arquivo Pessoal)

Outra curiosidade sobre a carreira desse talentoso garoto é que seu envolvimento com a música vai além dos palcos, desde 2007 ele integra o grupo “Trovadores Mirins”, conhecido por suas tradicionais homenagens, sempre em forma de surpresa e que há anos emocionam pessoas de todas as idades, o que para ele é o mais especial: “Acho muito legal, porque quando nós cantamos, levamos alegria para as pessoas através das serenatas, é isso que eu gosto mais”. E quando penso que ele já surpreendeu demais e fez de tudo, eis que ele confessa uma vontade: “Gostaria muito de fazer novela, mas estou estudando bastante para isso também, para o dia que eu entrar fazer bem feito!”E tudo isso sem deixar de comentar que Matheus ainda separa um tempo especial para fazer parte de algumas ações sociais, inclusive acompanhado do grupo.

Diante de uma vida tão cheia de espaços ocupados, mais ocupada que a de muitos adultos, fica fácil esquecer que Matheus Braga tem apenas 10 anos de idade, assim como é fácil se perguntar se com tanto trabalho, lhe sobra tempo para ser criança e se dedicar à escola… Mas claro, o pequeno corinthiano tranquiliza, ao mostrar que já tem facilidade e maturidade para conciliar tudo e obter bons resultados:Faço tudo isso porque gosto muito, então consigo… Mas ainda sobra bastante tempo para brincar e fazer tudo o que gosto. Olha que sou muito bom aluno e meus pais dizem que meus estudos são o mais importante. Matheus também pratica inglês, e no ano passado, recebeu o prêmio de melhor aluno da escola onde estuda a língua. 

Quanto ao lazer e o tempo que tem para praticar esportes, ele conta – e surpreende: Gosto de jogar bola, ir ao cinema, jogar vídeo game, etc. Eu faço aulas de natação, futebol, judô, capoeira, circo, iniciação esportiva e surf como esporte.  

Matheus Braga3
Fotos: Arquivo Pessoal

Passada a apresentação oficial do elenco  de “O Rei Leão” à imprensa, que aconteceu nesta segunda, 28, os ensaios para o musical começaram, e junto com eles, chega o fim das férias e da maior parte do seu tempo livre, mas bastante animado, Matheus garante que nada vai mudar em sua rotina, pelo contrário, as coisas vão até melhorar: “Eu vou continuar aprendendo. É só uma questão de arrumar os horários. Acho que vou evoluir na minha carreira com essa nova experiência”.

385583_464720520230889_457717242_n
Foto: Arquivo Pessoal

Fã do desenho, o jovem Simba elege a canção “O Que eu Quero Mais é ser Rei” como a sua preferida, assim como a cena em que ela toca; E claramente ansioso para a grande estreia, o simpático Matheus, que adora o contato com o público, já se mostra bastante empenhado em querer – e conseguir – agradar e surpreender a todos, tanto antes, quanto durante e depois de suas apresentações: É bem legal quando as pessoas te reconhecem e querem conversar, tirar fotos e pedem autógrafos, isso é um sinal de que gostaram da minha atuação!”. E quando perguntado sobre suas expectativas para uma das temporadas mais esperadas de 2013 e sobre como quer que ela seja, demonstra um ar divertido e responsável ao dizer: “Hakuna Matata – sem problemas, com muitas pessoas assistindo e fazendo muito bem o meu papel, para que as pessoas valorizarem o meu trabalho e meus estudos”.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=tOmIgjWcbO0&sns=em] 

Saiba mais acessando seu site pessoal: Matheus Braga

Mostrar mais

Grazy Pisacane

Jornalista Cultural e Assessora de Imprensa, especializada há 10 anos no mercado de teatro musical.

Artigos relacionados

7 Comentários

  1. Acabei de assitir o Rei Leão no teatro e estou impressionado com a qualidade de atuação do Matheus Braga! Além de cantar, dançar e atuar com muitíssima técnica, ele leva o “ar de criança” para os palcos, coisa tão difícil de ver nos dias atuais, em que a sociedade molda as crianças para agirem como adultos. Não consigo polpar elogios a esse grande ator que está contribuindo muito para o sucesso desse espetáculo.

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!