BiografiaExclusivoMusicaisPelo BrasilTV e StreamingVídeos

De quase “Ídolo do Brasil” à “Rei da Selva”

eliminados3
(Foto: Divulgação)

Do Vidigal para o mundo, nasce uma nova estrela no teatro musical. Tiago Barbosa do Nascimento irradiou com seu brilho aos críticos olhares de uma bancada composta pela equipe americana responsável por selecionar o elenco da próxima promessa musical da Broadway,“O Rei Leão”, que chega à São Paulo em março. Completando hoje 28 anos, ele é carioca, de São João de Meriti e até receber o chamado da Selva para se mudar para São Paulo, era morador do Morro do Vidigal. Muito carismático e dono de um largo sorriso, o rapaz de uma bonita fé declarada e que adora uma academia canta desde os 5 anos de idade, e muitas pessoas já devem conhecê-lo devido à sua participação no Reality Show “Ídolos 2012”, exibido pela Rede Record de Televisão, onde foi um dos mais fortes candidatos.

ER7_RE_ID_VT_TIAGO_BARBOSA_570kbps_2012-09-25_f9e93cba-077b-11e2-94a3-f70c43e2e071
Tiago Barbosa em cena do programa Ídolos (Foto: Divulgação R7)

A oportunidade de se inscrever aconteceu através da aproximação do Reality com as comunidades que implantaram as Unidades de Polícia Pacificadora do Rio de Janeiro (UPPs), foram eles os responsáveis pela iniciativa e também pelos vídeos de participação. A seleção aconteceu dia 30 de junho, no Maracanãzinho, e cinco mil candidatos, entre eles, outros 45 jovens que viviam em favelas pacificadas do Rio — além de policiais das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) — participaram e lotaram o estádio. Em sua primeira apresentação, recebeu 100% de aprovação dos 4 jurados, durante sua trajetória no programa não passou por nenhuma “zona de perigo”, e chegou ao TOP8 graças ao voto popular, porém, por ironia, justamente pela “falta” de voto popular, Tiago deixou a competição… Mas ainda que muitas pessoas tenham questionado e lamentado a sua eliminação, ela bem que veio a calhar… O que ninguém sabia ou esperava, era que Tiago se arriscaria em outros tipos de palco, se arriscaria em um teste para o musical “O Rei Leão”, e arrancaria lágrimas de ninguém menos que a diretora do espetáculo, Julie Taymor, além de deixar a todos sem palavras, onde após uma rápida conversa disfarçada e em baixo tom entre os membros da bancada, enquanto Tiago ainda cantava em teste, todos entrariam em acordo e fariam algo inédito em suas audições: aprovar um candidato imediatamente. Nascia ali então, o novo Simba!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=pz-K9sOCpcU]

n9w9bgibkk1c1lr3372nFilho de pais músicos, que tocam saxofone e trabalham com grandes nomes da música, Tiago tem Stevie Wonder, DjavanAlcione e Sandra de Sá como suas maiores influências e deixou claro em suas apresentações do programa o quão talentoso é, e o domínio tamanho que tem sob o palco e sob sua voz, mas se engana quem pensa que esse foi seu primeiro contato com a música. Antes de se mudar para o Vidigal, Tiago morou em Itanhangá, onde trabalhou como preparador vocal de uma grande empresa. Porém insatisfeito, se mudou e uniu ao famoso grupo de teatro “Nós do Morro”, com quem trabalhou até muito recentemente na mesma área…

eflyer_bandeira_planetario

E com essa mudança de ares, novas oportunidades apareceram, e junto com elas, seu contato inicial com o mundo do teatro musical, ao fazer a preparação vocal e ser assistente de direção e canto do espetáculo “Bandeira de Retalhos”, que ficou em cartaz de 30 de Junho a 05 de Agosto de 2012, e foi sucesso de público e crítica durante toda temporada no Teatro Municipal Maria Clara Machado – no Planetário da Gávea.

532221_407683352637108_1867492032_n

Mas com a chegada de “O Rei Leão”, todos os seus projetos paralelos e musicais devem ficar estacionados, assim como sua participação no grupo “Samba de Alta”de samba e pagode, com quem até pouco tempo se apresentava semanalmente em uma casa em Jacarepaguá – RJ. Ao lado dos parceiros Yulli Gomes, Jorge Ricardo, Mario Vaz e Israel Couto, vinham batalhando em busca de investidores e patrocínios, planos que sem dúvida se modificaram quando as notas deram lugar aos rugidos.

Tiago se despediu do programa “Ídolos 2012” com a canção “No Meu Coração Você Vai Sempre Estar”, versão de “You’ll Be in My Heart” de Phil Collins, do clássico desenho também da Disney“Tarzan”, sem dúvida um presente e uma amostra do que se pode esperar dele, que pode não ter levado o título de “O novo Ídolo do Brasil”, mas na certa cairá nas graças dos amantes de musicais ao ser coroado o “O novo Rei da Selva”… E a preparação para encarar o novo personagem já começou, o elenco já está em fase de tirar as medidas, provar os figurinos definir as maquiagens e passar por algumas transformações, e para Tiago não foi diferente, sua primeira mudança foi visual, as madeixas se foram… Os longos dreads deram lugar a uma cabeça raspada, mais leve, e pronta para receber a pesada “cabeça de Simba”…

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UsgeIXpyZNE]

Com estreia marcada para 28 de março, só se sabe que a “Broadway brasileira” tem tudo para se surpreender, pois de acordo com Julie Taymor, após 15 anos de seleção em diferentes países, foi ele quem realmente fez a diferença diante de seus olhos, transparecendo com segurança que tudo será impecável.

Afinal, palavras dela: “-Ninguém jamais fez como ele… Não… Jamais… Em qualquer lugar…”.

Que venham os rugidos!

Feliz aniversário Tiago, que seja um ano de muito sucesso, já contemplado por essa nova etapa!!

Mostrar mais

Grazy Pisacane

Jornalista Cultural e Assessora de Imprensa, especializada há 10 anos no mercado de teatro musical.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!