BroadwayClássicosMusicaisRevivals

“Pippin” de volta à Broadway com Patina Miller

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=9U2Ji5-MebA]

Em março o musical “Pippin” de Stephen Schwartz ( o mesmo criador de “Godspell” e o bem sucedido “Wicked“) ganhará o seu primeiro revival nos palcos da Broadway. A peça foi escrita por Schwartz enquanto ele ainda era um estudante e estreou em 1972, sob a direção do inesquecível Bob Fosse. O musical tem toda uma caracterização circense e rompe com o princípio da “quarta parede” (em linguagem teatral, é quando os atores interagem com o público, ao invés de simplesmente ignorá-lo como é o costume tradicional). A trama abre com um Mestre de Cerimônia contando a história do príncipe Pippin, filho do rei da França Carlos Magno, (ambos baseados nos personagens homônimos da Idade Média) em sua busca para encontrar um sentido na vida.

O musical teve indicações em todos as categorias do Tony Awards de 1973 e venceu em cinco delas: Melhor Atuação de um Protagonista Masculino em um Musical (pela performance do ator Ben Verren), Melhor Direção de um Musical e Melhor Coreografia (ambos de Bob Fosse), Melhor Cenografia (pelo trabalho de Tony Walton) e Melhor Iluminação (Jules Fisher). A produção abrirá previews no Music Box Theatre no dia 23 de março, traz como protagonista o ator Matthew James Thomas e uma mudança: o papel do Mestre de Cerimônia será encenado por uma mulher. Mas não qualquer mulher, e sim Patina Miller, que ganhou fama depois de protagonizar o musical “Sister Act“.

Patina Miller caracterizada para sua atuação em "Pippin"
Patina Miller caracterizada para sua atuação em “Pippin” – Crédito: Broadway.com

A peça fez sucesso durante a década de 1970, chegando a ter as canções “Magic To Do” (que abre o espetáculo), “Morning  Glow”  e “Corner of Sky” interpretadas por astros da música como Michael Jackson e os Jackson Fives e as The Supremes. O musical ficou em cartaz por cinco anos, chegando a quase 2.000 apresentações. Um dos aspectos revolucionários do show foi como inovou nas formas de comunicação, investindo em elaborados comerciais para televisão, dirigidos também por Bob Fosse.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=VBhWO67eweM]

Nos Estados Unidos, Pippin já foi apresentando em New Jersey (2000), Los Angeles (2009), Kansas City (2012) e em Cambridge, no American Repertory Theater. Esta é a mesma produção que será apresentada na Broadway a partir de março. Também houveram apresentações em Londres (1973 e 2011) e a gravação do musical em vídeo, realizada pelo rede de TV Canadian Television, do Canadá, em 1981. A versão foi dirigida por Kathryn Doby, captain dance de Bob Fosse, contou com a presença de Ben Vereen no papel do apresentador, mas sofreu muitos cortes em relação ao espetáculo original.

Suely Franco em "Pippin"
Suely Franco em “Pippin”
suely-nanini-Pippin-1
Elenco brasileiro de Pippin, com Marília Pera, Marco Nanini e Suely Franco. Fonte: Posso contar contigo blogspot.
Capa da revista "Manchete" com Marco Nanini e Marília Pêra em seus respectivos papéis em Pippin
Capa da revista “Manchete” com Marco Nanini e Marília Pêra em seus respectivos papéis em Pippin

Pippin também contou com uma montagem brasileira, em 1974, com Marco Nanini no papel do princípe e Marília Pêra como Mestre de Cerimônia. A atriz foi a primeira mulher a interpretar esse papel. A versão nacional foi dirigida por Flávio Rangel e apresentada no teatro Adolpho Bloch. O espetáculo atual é conduzido por Diane Paulus, que parece estar fazendo carreira ao conduzir revivals. Em 2009 ela foi a responsável pelo retorno de “Hair” à Broadway e em 2011 transformou a ópera dos irmãos Gershwin “Porgy and Bess” e um musical, recebendo o Tony de Melhor Revival de um Musical pelos dois espetáculos.

Atual elenco de Pippin, do American Repertory Theater
Atual elenco de Pippin, do American Repertory Theater

Neste ano, a dupla Charles Möeller e Cláudio Botelho anunciou que fará uma remontagem do espetáculo no Brasil. Agora só nos resta ver a mágica que essa dupla tem para fazer e nos surpreender!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!