Tem musical novo vindo por aí! Nas últimas semanas o famoso compositor norte-americano Stephen Sondheim revelou seu novo projeto: um musical baseado em dois filmes do cineasta surrealista Luis Buñuel. As obras escolhidas foram “O Anjo Exterminador” (1962) e “O Discreto Charme da Burguesia” (1972).
O musical está em fase de desenvolvimento do roteiro, que será escrito com o dramaturgo Davi Ives, autor da peça “Venus in Fur“, por sua vez inspirada obra do austríaco Leopold von Sacher-Masoch. O anúncio foi realizado durante o New Yorker Festival em uma entrevista ao The New Yorker. De acordo com Sondheim, até o momento foi finalizado apenas o primeiro esboço do musical, que segundo o compositor, “ainda levará alguns poucos anos para ficar pronto”.
Stephen Sondheim é conhecido por obras como “Into the Woods“, “West Side Story“, “Company“, “A Little Night of Music“, “Follies“, “Gypsy” entre outros clássicos do teatro musical norte-americano. Muitos de seus espetáculos foram coroados com Tony Awards, além de outros prêmios da crítica teatral dos Estados Unidos.
Sobre os filmes
“O Anjo Exterminador” (originalmente “El ángel exterminador”) foi lançado em 1962. O enredo de inspiração surrealista mostra um grupo de aristocratas presos em uma sala após a celebração de um jantar formal. Não há nenhuma barreira física que segure o grupo no local, mas “portões imaginários” os mantêm cativos.
Com trama semelhante, “O Discreto Charme da Burguesia” foi lançado dez anos após “O Anjo Exterminador”. A diferença do enredo é que, vários acontecimentos impedem que o grupo de burgueses se reúnam para jantar em conjunto, após várias tentativas. O filme foi vencedor na categoria de “melhor filme estrangeiro” e indicado ao Globo de Ouro na mesma categoria em 1973.