B!NewsInfantilMusicaisPelo BrasilPrêmio Bibi Ferreira

“O Elixir do Amor” leva cultura gaúcha para palco carioca

A ópera ‘L’Elisir d’Amore’, de Gaetano Donizetti e com libreto de Felice Romani, ganhou uma adaptação especial para as crianças no espetáculo “O Elixir do Amor”. Abrasileirada, a produção, em cartaz no Teatro Municipal do Jockey, no Rio de Janeiro, tem como cenário principal a vida no campo no Rio Grande do Sul, característica já reconhecida nos trabalhos da atriz e autora Vanessa Dantas, que vem misturando o clássico e o popular em suas montagens, e transportando as clássicas óperas italianas para diversas regiões do Brasil.

Fotos: Caique Cunha
Fotos: Caique Cunha

Sob a direção de Daniel Herz, a história que originalmente se passa na Itália do século XIX, nessa montagem traz ao palco uma estância no Pampa, e apresenta à plateia uma trama bem humorada de farsa e romance repleta de costumes e tradições dos campos gaúchos, cantada e contada por típicos trovadores.
Em cena, um elenco composto por 10 atores, entre eles, Giulia Nadruz (Adina), indicada ao segundo Prêmio Bibi Ferreira na categoria “Melhor Atriz”, por sua Fiona em “Shrek – O Musical”, Kiko do Valle (Nemorino), Marino Rocha (Doutor Dulcamara), Leonardo Miranda (Belcore), Vanessa Dantas (Gianetta), Saulo Vignoli (Donizetti), Letícia Malvares (Gaetana), Isabela Rescala (Serafina), Roberto Bahal (Trovador), e João Bouhid (Trovador).

10687196_744895715582424_7655483213325275235_n
Fotos: Caique Cunha

A trilha sonora, dirigida por Josimar Carneiro, que divide também a adaptação do libreto com Vanessa Dantas, mescla a música erudita com popular, associando arranjos das mais conhecidas árias, duetos, conjuntos e coros da ópera com os ritmos encantadores da música popular sul-rio-grandense. Os números musicais são tocados e cantados ao vivo pelo elenco de atores e músicos, ao som de acordeão, violão, flauta transversa, flautim, violoncelo e instrumentos de percussão.

Sobre “O Elixir do Amor”

O vaqueiro Nemorino suspira de amor por sua patroa Adina. A caprichosa moça, ao perceber os seus suspiros, tenta lhe provocar ciúmes comprometendo-se com o pomposo sargento Belcore. Desesperado, Nemorino procura o doutor Dulcamara, um médico ambulante que acaba de chegar na estância vendendo poções mágicas como sendo capazes de curar todos os males. O ingênuo rapaz pede ao doutor uma poção que lhe ajude a despertar os sentimentos da sua amada. O doutor, um charlatão, vende-lhe o miraculoso elixir do amor como sendo uma poção mágica, mas que na verdade não passa de uma bebida sem efeito mágico algum. Encontros, desencontros, farsas e situações deliciosamente cômicas e apaixonadas irão encantar o público de todas as idades.

 

Serviço:

Centro de Referência Cultura Infância / Teatro Municipal do Jockey
Rua Bartolomeu Mitre, 1110 – Gávea – ENTRADA DE PEDESTRES
Quando: 11 de outubro a 30 de novembro
        sábados e domingos às 16h
Ingressos: R$ 20,00 ( inteira) R$ 10,00 ( meia)
Quanto: Rua Mário Ribeiro, 410 – ENTRADA DE AUTOMÓVEIS
Duração: 80 min
Indicação: Livre

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo Protegido!