Confira os vencedores do Tony Awards 2014
Diferentemente do ano passado, quando a disputa entre “Kinky Boots” e “Matilda – The Musical” levou até a última hora o suspense sobre o prêmio de melhor musical da temporada, este ano o favorito “A Gentleman’s Guide to Love and Murder” ganhou o Tony Award de “Melhor Musical” (Best Musical). O espetáculo foi o líder de indicações deste ano – 10, ao todo – e levou também os prêmios de “Melhor Texto para um Musical” (Best Book of a Musical), “Melhor Direção de um Musical” (Best Direction of a Musical) e “Melhor Figurino” (Best Costume Design of a Musical).
Outro favorito que brilhou na noite de ontem foi “Hedwig and the Angry Inch“, que recebeu o Tony de “Melhor Remontagem de um Musical” (Best Revival of a Musical) e “Melhor Iluminação” (Best Lighting Design of a Musical). Estrela do espetáculo, Neil Patrick Harris recebeu seu primeiro Tony, na categoria de “Melhor Ator em um Musical” (Best Performance by an Actor in a Leading Role in a Musical). Sua parceira de palco, Lena Hall, também levou para casa o prêmio de “Melhor Atriz Coadjuvante em um Musical“ (Best Performance by an Actress in a Featured Role in a Musical).
A premiação deste ano também reservou supresas na escolha pelo título de “Melhor Atriz em um Musical“. A novata Jessie Muller, protagonista de “Beatiful – The Carole King Musical“, desbancou duas divas da Broadway – Idina Menzel e Sutton Foster – e faturou a estatueta.
O espetáculo sobre a cantora e compositora também recebeu o Tony de “Melhor Design de Som em um Musical” (Best Lighting Design of a Musical).
Considerado um concorrente forte na temporada de 2014, a produção da Disney “Aladdin” venceu apenas na categoria de “Melhor Ator Coadjuvante em um Musical” (Best Performance by an Actor in a Featured Role in a Musical), pela atuação divertidíssima de James Monroe Igleheart como o Gênio da lâmpada.
Audra McDonald quebra recorde
Outro destaque foi Audra McDonald, que entrou para história ao conquistar o sexto Tony Award de sua carreira. Hoje, ela é a única mulher a ter um prêmio em todas as quatro categorias de atuação: Melhor Atriz em uma Peça, Melhor Atriz em um Musical, Melhor Atriz Coadjuvante em uma Peça, e Melhor Atriz Coadjuvante em um Musical. Audra interpreta a cantora Billie Holiday, mais conhecida como Lady Day, no espetáculo “Lady Day at Emerson’s Bar & Grill“.
“Rocky“, adaptação musical do filme que levou Sylvester Stallone ao estrelato, contava com quatro indicações mas levou apenas o prêmio de “Melhor Cenografia” (Best Scenic Design of a Musical).
“The Bridges of Madison County“, apesar de ter encerrado sua temporada prematuramente, também recebeu quatro indicações, e foi premiado nas categorias de “Melhor Trilha Sonora Original” (Best Original Score (Music and/or Lyrics) Written for the Theatre) e “Melhor Orquestração” (Best Orchestrations).
Já a revista “After Midnight“, com sete indicações, incluindo a de Melhor Musical, faturou apenas o Tony de “Melhor Coreografia” (Best Choreography).
Só uma correção na matéria: Lena Hall não é estreante, eu a vi em Kinky Boots ano passado no papel de Nicola…